Administração de Serviços

terça-feira, 27 de abril de 2010 05:55 Postado por O BATER DE ASAS

 Apud  Ferreira ,Kátia.

Atualmente administrar negócios e serviços é difícil. O mercado está saturado e cheio de consumidores muito sofisticados e exigentes. Todos os produtos e serviços foram reduzidos a itens negociáveis, espremendo as margens de lucro. Mesmo assim, os negócios ainda são o veículo mais poderoso para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, sejam elas consumidores, equipe, fornecedores, acionistas ou apenas pessoas que vivem na mesma cidade.
Se o objetivo de uma organização é ser a nº. 1, deve-se competir quanto ao valor. Isso consiste basicamente em criar valor para seus clientes, sua equipe e os moradores de sua comunidade. Automaticamente se cria um valor para a empresa.

Saber como fazer sempre é fácil. O problema consiste em saber como fazer.

Acredito que criar valor para um consumidor é apenas um ingrediente a mais para o sucesso nos negócios. Para que uma organização realmente tenha sucesso é necessário que seus colaboradores sintam que também estão conseguindo valor para o negócio.
Líderes espertos empenham-se em conhecer seus empregados e entender suas necessidades. Examinam a satisfação dos empregados tão frequentemente quanto examinam a dos consumidores, entendem que a habilidade que os faz concorrer vem da cultura interna, dos valores, do estilo de gerência e sistema de recompensa (Bônus aos Funcionários). Se esforçam para criar um ambiente que motivem as pessoas a trabalhar em equipe. O resultado basicamente se resume a produção de processos eficientes que criam valor para seus consumidores.
Consumidor é uma pessoa que usa o produto ou serviço que a empresa produz. De acordo com essa definição, podemos concluir que consumidores não são apenas os clientes. Consumidores englobam os funcionários. Os funcionários são os consumidores primários dos donos de negócio e dos gerentes, usam as instruções, políticas, sistemas e equipamentos que eles produzem.
Sendo assim, não pode e não deve existir conflito entre as ideias de colocar, o consumidor em primeiro lugar e cuidar dos funcionários.
No que se diz respeito à comunidade, o que ela espera em troca da ajuda que dá para a obtenção de sucesso financeiro? Fácil, as comunidades de hoje esperam que a organização proteja o meio-ambiente, crie empregos, contribua com causas sociais, de forma geral, o que todos nós esperamos é que ela opere de forma ética.
O acionista só entra em cena depois que o valor é produzido para os consumidores (clientes e funcionários), para a equipe e para a comunidade.
J.C.Hall, o fundador da Hallmark Cards disse certa vez que: “Se um homem entra em um negócio apenas com a ideia de fazer dinheiro, há muitas chances de que não faça. Mas se ele põe serviço e qualidade em primeiro lugar, o dinheiro vai tomar conta de si mesmo. Fabricar um produto de primeira classe para o qual existe uma necessidade real é uma motivação muito mais forte para o sucesso do que ficar rico”.
A partir do que foi apresentado acima e das palavras de J.C. Hall reforça a ideia de que saber fazer é fácil. O verdadeiro desafio é está em fazer.
Para se fazer algo é necessário ter atitude, criar estratégias é a melhor opção. Segue abaixo seis estratégias para se tornar o Número Um, no mercado, ao criar valor superior para seus clientes. Tirado do livro “Ganhando Mais”(Ian Brooks).

1.      Estratégia - Focalize o valor.
Se negócios são a arte de criar valor, então todos,em seu negócio,devem  entender o conceito de valor,e tudo o que você faz deve ser direcionado para criar valor aos olhos de seus consumidores.

2.      Estratégia-Competir quanto ao valor, não quanto ao preço.
Resista à tentação de competir apenas na base de preços. Na melhor das hipóteses, é uma estratégia inadequada, na pior é um caminho suicida para você e seus competidores.

3.      Estratégia - Olhe com os olhos de seus consumidores.
Já que o valor existe apenas aos olhos de seus consumidores, você deve aprender a ver o mundo através dos olhos deles. A maior parte das companhias não faz isso.

4.      Estratégia - Faça seus consumidores terem sucesso.
Nesse mercado difícil, servir ou mesmo satisfazer seus consumidor não é suficiente. Estudos mostram que até mesmo os consumidores felizes mudam para outro fornecedor, cm muita frequência.

5.      Estratégia - Reduza os custos.
Para competir e vencer nesse mercado abarrotado, você precisa.
                 ser um fornecedor de baixo custo, mas em vez de reduzir o preço, tente  
                  reduzir os outros custos principais que o consumidor paga para obter seus  
                  produtos e serviços.

6.      Estratégia-Dê a eles algo extra.
Além de baixar os custos, aumente os benefícios que você oferece a seus clientes. Dê a eles algo extra - sem custo extra-e encante-os.

Quanto mais se entende sobre valor. Mais fácil se alcança o sucesso. Ter um foco, objetivo, ter opções de estratégia é a melhor forma de ser reconhecido. Isso é administrar bem negócios e serviços.











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