Segmentação de mercado

quinta-feira, 6 de maio de 2010 06:32 Postado por O BATER DE ASAS
Segmentação de mercado é estudar a preferência de um determinado publico, para atendê-lo da melhor maneira possível, criando uma melhor visão para a organização. Existem cinco maneiras de se aumentar a precisão do mercado-alvo, sendo elas:

marketing em massa: onde se busca atingir varias pessoas de uma vez, como a coca-cola;

marketing de segmento: foca em um terminado publico, e identifica suas características para melhor atende-los;

marketing de nicho: atinge diferentes “tribos”, grupos de pessoas com gostos diferenciados, faz uma segmentação para cada um, como o caso da puma;

marketing local: atinge apenas uma certa região, voltando sua produção para satisfazê-la;

marketing individual: método aonde se avalia as preferências separadamente, valorizando a opinião de cada um, fator muito comum em lojas virtuais.

No procedimento da segmentação primeiramente faz-se um levantamento de dados para serem analisados, e a partir daí será desenvolvido o perfil do cliente. Há também o estudo de segmentação voltado extremamente para as indústrias, mas seu estudo não foge muito do utilizado para o publico alvo, a base é a mesma. Para ser útil precisa atender a algumas exigências como ser mensurável, substancial, acessível, diferenciada, acionável. A conciliação dos recursos disponíveis com os métodos de segmentação é essencial, e respeitar a ética, ter responsabilidade social jamais deve ser abandonado na hora de se elaborar qualquer tipo de segmentação, já que ao lidar com pessoas valores e princípios sempre são fatores cruciais, que bem aproveitados, podem trazer muitas vantagens.
Levando em consideração os dados acima podemos perceber que as vantagens que a segmentação de mercado trás para uma organização, através desse estudo são inúmeras pois possibilita tomar decisões mais precisas sobre que rumo deve-se seguir, que atitudes devem ser tomadas, e o que se pode mudar para melhorar.

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