Comportamento do Consumidor

quinta-feira, 13 de maio de 2010 05:18 Postado por O BATER DE ASAS
      É sábado véspera de dia da mães, as lojas estão cheias, anuncios de promoção por todos os lados, você se encontra no meio daquele alvoroso todo, tentando imaginar qual seria o melhor presente para sua mãezinha. É um tal de entrar numa loja de acessórios, outra de calçados, roupas para festa. Você entra em quase todas, passa parte de seu dia dentro do shopping, pulando de loja em loja, quando de repente lembra que precisa comer e revolve ir para praça de alimentação, e então a tamanha surpresa, notou que já haviam se passado horas que estava ali, que comprara diversas coisas, está cheia de sacolas, mas que acabou se esquecendo do presente da mamãe. Seu objetivo principal fora esquecido, depois de tanta agitação, tantas promoções que lhe subirão a mente, você é mulher e não resiste a nenhum cartaz com o anuncio de oferta. Calma, não precisa se desesperar, ainda há tempo!
     Você já parou pra pensar por que isso acontece? Por que todas as vezes, que sai para comprar algo, acaba sempre levando mais do que desejava? Por que não resiste a um anuncio de Oferta? O que te motiva a comprar, mesmo não tento necessidade? Há diversos fatores que te influenciam a comprar, mesmo que sem querer, paremos então para observar e análisar alguns dos casos mais comuns:

Fatores Culturais
1. A Cultura – Decorre de atitudes, crenças e valores que são transmitidas de geração para geração.
Exemplo: Se em sua família, existe o hábito de respeitar a semana santa, você provavelmente dobrará a compra de peixes, dentro daquele período.

2. Subculturas – Fatores como raça, religião, nacionalidade ou localização geográfica identificam uma subcultura.
Exemplo: Se é membro de uma religiã que em sua entidade só é permitido a entrada com uso de vel, você estará sempre comprando vel, o que normalmente uma pessoa de uma religião em que não seja obrigatório o uso, não comprará.

3. Classes Sociais – Definido por divisão social, onde individuos mostram desejo e interesse, pela compra de objetos parecidos.
Exemplo: Se em seu trabalho diversas pessoas começam a comentar sobre um filme, que acabou de ser lançado no cinema, você começa imediatamente a ter vontade de assisti-lo também, e acaba indo após o expediênte de trabalho ao cinema, só para assistir o mesmo.

Fatores Sociais
São grupos de referência de um indivíduo, que de maneira direta ou indireta influênciam no comportamento ou atitude dessa pessoa.

1. Grupo de Associados – grupos aos quais a pessoa pertence
Exemplo: O indivíduo pode ser um membro de um blog, que fale sobre as novas tendências da moda.

2. Grupos-modelos – grupos pelos quais a pessoa mostra algum interesse, sente desejo em fazer parte.
Exemplo: O indivíduo pode querer fazer parte, daquele blog, também escrevendo noticias, sobre o mundo da moda.

3. Grupos desassociados – grupos nos quais a pessoa não gostaria de estar ou pertencem, pois seus valores não se equivalem.
Exemplo: O indivíduo pode achar que não combina com ele, passar horas de seu dia falando sobre moda, enquanto há pessoas que precisam de ajuda.

Fatores Pessoais
Caracteiza-se pela idade, estágio do ciclo de vida, ocupação, situação econômica, estilo de vida e auto-estima.

1. Idade e estágio do ciclo de vida – Produtos que supriram suas necessidades em apenas um ciclo de sua vida, que serão trocados por outros, no decorrer do tempo.
Exemplo: O indivíduo ao comprar um celular, sabe-se que após um determinado tempo, será obrigada a troca-lo por outro, pois o mesmo já estará ultrapassado, devido a mudança constante da moda.

2. Ocupação – Produtos e serviços baseados nas ocupações das pessoas.
Exemplo: Calculadoras cientificas, são criadas especialementa para indivíduos que tem como função resolver problemas matemáticos de maior dificuldade, como contadores.

3. Condições Econômicas – Mede o potêncial de consumo do indivíduo, ou seja, se ele tem condições de adquirir determinado bem.
Exemplo: A compra de um carro no modelo BMW é restrito a muitas pessoas, devido ao seu custo ser alto.

4. Estilos de Vida – Padrão de vida apresentado conforme as atividades que pratica, interesses que tem no campo profissional, de lazer, entreterimento.
Exemplo: Um indivíduo que frequenta bailes de gala, compra com frequencia roupas e acessórios finos.

5. Personalidade – Definido através de combinações de autonomia, deferência, sociabilidade, defencibilidade e adaptabilidade.
Exemplo: Um indivíduo que goste seja sinta demasidademente calor, vai optar por sempre comprar roupas de calor, como blusinhas curtas, vestidos.

Fatores Psicológicos
Quando as pessoas definem suas compras são altamente influenciadas por quatro variáveis psicológicas importantes: motivação/ aprendizagem / crenças / atitudes.

1. Motivação – O processo que estimula o indivíduo a alcançar seu objetivo desejado. Dentro dele se encaixa o Teoria de Necessidades de Maslow



A pirâmede mostra a ordem das necessidades que nos impulsionam a comprar. Esses motivos podem clássificados como:
• Biogênicos: buscam a satisfação como comida, necessidades fisiológicas.
• Psicogênicos: necessidades de felicidade, status, convivência social.

Viu só, como existem diversos fatores que lhe influênciam a comprar, quase que sem querer? Agora que você já aprendeu um pouco, sobre de onde vem todo o prazer que sente ao comprar, pare e reveja os conceitos, ainda há tempo de fazer um balance e conseguir controlar o orçamento do mês. Dá pra poupar bastante, agora que sabe a fonte de todos os desejos.
Boas compras!!!

  Por: Ana Paula Rodrigues

0 Response to "Comportamento do Consumidor"

Postar um comentário