Problemática Espacial

segunda-feira, 21 de junho de 2010 07:50 Postado por O BATER DE ASAS

 Apud  Ferreira ,Kátia.

  Em uma parte do artigo “Estado e planejamento urbano: tendências conservadoras entre o planejamento estratégico e a reforma urbana” é citado no campo da economia regional a problemática espacial, com a busca da compreensão das formas contemporâneas de organização e mudança do território.

O que proponho é uma reflexão diferenciada do artigo do Professor Adjunto Floriano José Godinho de Oliveira da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Turismo é a viagem feita por prazer a locais que despertam interesse, engloba um  conjunto de serviços necessários ao atendimento às pessoas que fazem esse tipo de viagem. Assim, gera múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural.

A produção e o consumo do espaço para o turismo geram problemas ambientais. A produção do espaço enquanto paisagem é transformada diretamente quando as características naturais não permanecem intactas. O espaço acaba se tornando “mercadoria”, e para que essa mercadoria seja acessível ao público é necessário infra-estrutura, para a comodidade e conforto dos turistas. Desta forma, para que toda essa transformação ocorra é necessário que um grupo de agentes esteja interligado entre si.

Observe algumas citações retiradas do texto de RODRIGUES, Arlete Moysés. “A produção e o consumo do espaço para o turismo e a problemática ambiental” presentes no livro de YÁZIGI, Eduardo: “Turismo: espaço, paisagem e cultura”

 

Em síntese: O espaço do/ou para o “turismo” constitui uma mercadoria complexa pois ele mesmo é uma mercadoria.” (pág.56)

Todo turismólogo trabalha com a venda do espaço, nesse caso o espaço é a mercadoria.
Num espaço mercantilizado temos um conjunto de materiais (mercadorias) englobando desde lugares para descanso até meios de locomoção.

“As mercadorias que trazem “conforto” trazem os elementos destruidores da natureza “natural” a ser observada e muitas vezes apropriada (aos pedaços no sentido literal) pelos turistas. Apropriada aos pedaços porque, alguns, levam um “pedaço” da natureza para a casa.”

As mercadorias que trazem conforto muitas vezes destroem a natureza, só que isso não é levado em conta, por exemplo: ”Os turistas acabam levam lembrancinhas feitas com conchinhas, por exemplo. Ou até mesmo a própria conchinha (natural).

“O “bom” passa a ser o moderno e não mais o tradicional. Os turistas buscam a natureza, levando consigo até a água da cidade para beber, o rádio, a TV, e não mais a ideia original da natureza.” (pág.62)

O turismo passa uma ideia de descanso, saída da rotina, desconexão com o mundo. Quando as pessoas procuram por turismo na natureza espera-se que estejam a procura de uma forma diferente de passar o dia(s),semana(s) ou mês,trocando o viver moderno pelo tradicional.

Hoje é possível desligar-se do mundo moderno?Passar o dia sem celular, por exemplo, ou sem o computador? Para um jovem não.Para uma pessoa de negócios ,um professor,um vendedor , não. Concerteza a porcentagem de quem consiga ficar sem tais aparelhos é baixíssima. Agora e sem um rádio ou uma TV?
Impossível. Como o próprio parágrafo acima mostra , assim como o espaço, a tecnologia e nós mudamos constantemente. Tudo está em verdadeiro processo de mudança a todo tempo.
Um turismólogo tem que estar atento as mudanças. O consumo do espaço tanto dos produtores como dos consumidores não deveriam ser tão “destrutivo”. As estradas, edificações caba sendo uma necessidade para receber o público. O problema é que o público utiliza produtos descartáveis, produzem grade quantidade de lixo, e para onde vai todo esse lixo?Surge a idéia de sustentabilidade,reciclando,reutilizando esses materiais e outras formas de medida compensatória (MC) aos impactos ambientais causados.




Fonte:  
"Estado e planejamento urbano: tendências conservadoras entre o planejamento estratégico e a reforma urbana" 
Material de apoio didático-pedagogico de Gestão Empresarial II - Orientador-Prof. MSC Levi Pinto de Miranda Júnior

"A produção e o consumo do espaço para o turismo e a problemática ambiental"

Livro: Turismo: espaço, paisagem e cultura de Eduardo Yázigi.


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