Capitalismo: Reestruturação econômica e desenvolvimento.

quinta-feira, 24 de junho de 2010 10:48 Postado por O BATER DE ASAS
Apud Ferreira ,Kátia.


Fonte: 
 
"As transformações recentes do sistema capitalista: reestruturação econômica e os paradigmas de desenvolvimento."
Material de Apoio didatico-pedagogico de Gestão Empresarial II – Orientador – Prof.MSc.Levi Pinto de Miranda Jr.
Capitalismo: Reestruturação econômica e desenvolvimento.
É fato que o capitalismo apresenta uma relação político-econômica, onde o ápice é o acumulo de capital, sendo este motivo a principal causa da produção de riquezas.

A definição de capital é distinta da definição de riqueza, sendo capital a acumulação do lucro e riqueza o próprio lucro. Ligada com a instabilidade econômica podemos citar as transformações organizacionais que abrangem a divisão social do trabalho e as transformações tecnológicas que visam às inovações técnicas, a utilização de equipamentos mais modernos.

O sistema capitalista nasceu na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia.Nesta mesma época surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista : lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.

O sistema capitalista foi divido em três períodos, onde o centro e a periferia desempenham diferentes funções e as estratégias de acumulação de capital eram:


  1. Capitalismo mercantilista (1500 – 1780)

A acumulação de capital se deriva de atividades comerciais e conquistas de territórios, sendo a periferia primordial ao fornecimento de matéria-prima.

  1. Capitalismo competitivo ou Industrial  (1780 – 1890)

A acumulação se dava pela mais-valia, ou seja, exploração de mão-de-obra assalariada, onde os operários não recebiam por tudo o que trabalhavam. Possibilitou a inserção da Revolução Industrial, junto da mão-de-obra provida dos camponeses.

  1. Capitalismo Monopolista (1890)

A acumulação se deu por meio do monopólio, onde empresas faziam acordos com outras empresas maiores e acabavam por possuir o domínio completo do mercado, livrando-se assim das concorrências. Nessa época surge também o truste e o cartel.



Os cartéis como foram definidos, nada mais é do que um esquema de combinação entre firmas, visando a limitar a concorrência. Alguns exemplos deste tipo de cartel é o mercado de cortes de cabelos, entrada em cinema, comércio varejista, e algumas outras formas de interação comercial.


Já o truste podemos definir como Oligopólio, pois se resume a fusão e incorporação de empresas envolvidas de um mesmo setor de atividades a abrirem mão de sua independência legal para constituir uma única organização, com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços.



O sistema capitalista é o melhor sistema criado até os dias de hoje, ele tem sim seus defeitos. Um  dos defeitos principais é ser fonte da desigualdade social. Mas o sistema capitalista permite competitividade, permite o crescimento da economia e da sociedade, foi a partir dele que nasceu a globalização. Graças ao capitalismo estamos hoje na tão conhecida Era da Informação.


0 Response to "Capitalismo: Reestruturação econômica e desenvolvimento."

Postar um comentário